Fundador do Grupo SN é homenageado na Academia Lavrense de Letras

Grupo SN | 15/09/2017

O fundador do GRUPO SN, Sr. Sebastião Naves da Silveira, foi homenageado em evento na Academia Lavrense de Letras, na noite da última quinta-feira (14). A cerimônia, realizada na Casa da Cultura, no centro de Lavras, marcou a agenda de apresentações dos Panegíricos – formas de apresentar publicamente e demonstrar admiração pelos membros da instituição.
Sr. Sebastião é fundador da cadeira XI da Academia, criada em outubro de 1988, que tem como patrono o jornalista, romancista, cronista e teatrólogo pernambucano Nelson Rodrigues.

O tributo ficou a cargo do acadêmico Josecler Alair de Oliveira, segundo sucessor da cadeira, que iniciou sua apresentação elevando a memória do fundador, seguido pela vida e obra de Nelson Rodrigues.

Alair classificou o momento como “uma singela homenagem aos escritores que de forma ímpar, cada qual da sua forma, nos ensinaram a enxergar a vida com sutileza, de forma descomplicada e acima de tudo, com desejo de viver e contar aos demais o que fora vivido”. Ele ainda lembrou passagens importantes na vida do criador da cadeira, como a fundação do Clube dos Comerciários, a presidência do Fabril Esporte Clube, de Lavras e a presidência do Rotary Clube da cidade.

Sr. Sebastião Naves da Silveira, fundador do GRUPO SN

Sr. Sebastião Naves da Silveira, fundador do GRUPO SN

Livros

Sr. Sebastião lançou três livros durante sua jornada literária, além de participar de atividades na banda de música de Oliveira-MG e se aventurar na pintura de quadros. Os livros, editados a partir de 1989, reúnem poemas pungentes e cheios de lembranças.

O livro de estreia é “O Caminho do Tempo e outros poemas” (1989 – 214 páginas), lançado pela Editora Véritas. Em seguida, Sr. Sebastião lançou “Teia de Aranha” (1996 – 138 páginas), pela Gráfica e Editora TL, e por último “Poesia e Cia” (2002 – 112 páginas), pela gráfica da UFLA, em parceria com o também acadêmico José Alves de Andrade.
Sr. Sebastião também foi responsável, no período em que foi presidente da ALL (1993 – 1994), pela edição do primeiro volume da Antologia Acadêmica, hoje na terceira edição.

Os três livros do escritor Sebastião Naves

Os três livros do escritor Sebastião Naves

 

Segundo a acadêmica Maria Regina Gomes de Souza, o livro Teia de Aranha é uma “tradução emocionada e de sensibilidade apurada de cada momento da vida; ora melancólico, ora brincalhão, quase como um menino”.

Para a professora e acadêmica Maria Olímpia Alves de Melo a obra do escritor é recheada de “versos líricos e inesquecíveis, com temas simples e versos que devem ser lidos pelos que ainda precisam de poesia, que somos todos nós, mesmo que ainda não saibamos disto”.

Quem quiser conhecer mais sobre a obra literária do Sr. Sebastião Naves, é só fazer uma visita à biblioteca da Academia Lavrense de Letras, que fica no segundo andar da Casa de Cultura de Lavras, na Rua Santana, 111, no Centro. Todos os livros estão disponíveis para leitura.



Comentários