Taking too long? Close loading screen.

Sistema de amortização do financiamento é tudo igual?

Ao decidir comprar um imóvel por meio do financiamento é preciso optar por um sistema de amortização de empréstimo, esse financiamento pode ser feito direto com o banco ou com a construtora. Os modelos mais comuns de amortização de financiamento são pela Tabela Price, Sistema Francês de Amortização, ou pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).  

Mas qual a melhor opção? Existe um melhor? Qual é mais vantajoso? Continue neste artigo que vamos explicar sobre algumas das principais modalidades de abatimento para o seu financiamento imobiliário.   

 

A amortização  

A amortização é a redução do total da sua dívida, ou seja, ao pagar cada parcela você está amortizando/diminuindo seu saldo devedor. Em toda dívida há a cobrança de juros, por isso, as parcelas são cobradas com valores maiores que o da amortização. Logo, o valor que está sendo amortizado é o valor do pagamento da parcela descontando os juros.

 

Sistemas de Amortização

A compra do apartamento próprio pode ser realizada por meio do financiamento imobiliário, que é uma alternativa mais prática e acessível. Após iniciar o processo de financiamento, e escolher uma modalidade de crédito, o banco ou a instituição precisa emitir o contrato com detalhes da operação.

É preciso se atentar ao valor das parcelas e como os juros vão incidir sobre o saldo devedor (o que você deve ao banco quando pede o empréstimo). É aí que entram os sistemas de amortização, sendo os mais comuns a Tabela Price ou o Sistema de Amortização Constante, conhecido como SAC, que são formas de dedução do saldo devedor.

Na amortização, cada parcela do financiamento é referente ao valor total da dívida somada aos juros, impostos e outros encargos. Podendo ser fixos ou variáveis.

 

SAC

No Sistema de Amortização Constante (SAC), as prestações são mais altas no início e menores no final. Isso porque há amortização mensal do valor que foi financiado. No SAC, quando é feito o pagamento de cada parcela os juros serão calculados em cima de um valor total cada vez menor, o que também reduz, mês a mês, o valor da parcela a ser pago.

Ao escolher esse sistema você começa pagando uma parcela mais alta e com o passar dos meses essa parcela vai reduzindo devido os juros incidirem sobre montantes cada vez menores.

 

Tabela Price

Já na Tabela Price as parcelas apresentam o mesmo valor em todo o período de pagamento, ou seja, a primeira e a última prestação do financiamento vão ter o mesmo valor.

O cálculo dos juros, no sistema Price, é feito sobre o valor total que foi financiado, porém as parcelas do financiamento são compostas de forma diferente. As primeiras prestações são calculadas dando prioridades ao pagamento de juros. Já a amortização da dívida fica para as parcelas finais do financiamento.

Conclusão, neste sistema grande parte da primeira prestação é formada por juros, e, ao longo do financiamento, o valor pago em juros cai e o valor pago em amortização sobe. Mas no final, o valor da parcela sempre é o mesmo.

 

Qual sistema escolher?

Afinal, qual sistema de amortização é a melhor opção para financiar o seu imóvel?

Os dois tipos de amortização têm suas vantagens, o ideal é que você escolha a modalidade que melhor atende a sua realidade, e que se enquadre no seu perfil. Caso você queira valores fixos e não queira pagar valores mensais mais altos, a Tabela Price é a mais indicada.

 

Se você prefere pagar parcelas com menos juros e com valores menores a longe prazo, o SAC é o mais indicado. Pois, nessa modalidade, a incidência dos juros é feita sobre um valor montante decrescente, o que também reduz o valor total que será pago.

Na SN Construtora você pode financiar o seu imóvel de forma 100% online e com ótimas condições de pagamento. Fale agora com nossos especialistas e conheça nossos empreendimentos.

Todos os direitos reservados

com ♥ por ZOO.Digital