Taking too long? Close loading screen.

O que é saldo devedor?

O ato de realizar a negociação de algum imóvel, em grande parte dos casos, significa assumir um compromisso financeiro de longo prazo que precisa ser cumprido com pontualidade. No entanto, nós nunca sabemos quando eventuais problemas podem aparecer e atrapalhar o planejamento. Situações imprevisíveis que fogem totalmente de nosso controle, infelizmente acontecem.

E em momentos de instabilidade financeira, a seguinte dúvida pode surgir: e agora? Será que posso vender meu imóvel mesmo com o financiamento ainda pendente? E sim, você pode. Entretanto, é necessário quitar o saldo devedor antes de colocar o imóvel para vender.

Você sabe o que é o saldo devedor? Continue a leitura que vamos tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

 

  • Mas afinal, o que é o saldo devedor?

Resumindo em poucas palavras, o saldo devedor (ou saldo negativo) é basicamente o dinheiro que ultrapassa o limite que foi disponibilizado previamente no contrato do imóvel. Ou seja, saldo devedor representa essa excedência no limite acordado.

Portanto, a partir do momento em que o seu saldo chega ao limite estabelecido, a instituição, ao invés de bloquear os pagamentos realizados no débito, registra esse valor excedente como saldo devedor.

A cobrança desse saldo é efetivada de maneira imediata ao depósito de qualquer quantia na conta do devedor. E o saldo, dependendo de quanto tempo você permaneceu negativado e das políticas do banco, pode render uma taxa de juros grande.

 

  • Como reajustar o saldo devedor?

Obviamente, estar na condição de saldo devedor não é nada confortável e pode trazer diversas dores de cabeça. No entanto, dependendo do sistema de amortização presente no financiamento, existem formas de se contornar essa problemática.

Dentre os modelos mais recorrentes de amortização, podemos citar a tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price (Sistema Francês de Amortização). No primeiro caso, o valor total das parcelas diminui até o final do processo. No segundo, as parcelas permanecem fixas.

Entender as particularidades do sistema no qual se aplica em seu financiamento é essencial para seguir o negócio. Considerando essas informações, separamos algumas formas de você quitar o saldo devedor:

  • Usar o FGTS: Neste método, você pode solicitar o seu FGTS para quitar as pendências caso possua mais de três anos de trabalho com carteira assinada.
  • Antecipação de pagamento pelo próximo comprador: Aqui, se você não tiver o dinheiro suficiente para quitar o imóvel mas o próximo comprador possuir condições, ele pode efetuar o pagamento. Nesse caso, essa diferença deve ser acertada e compensada entre você e o novo comprador depois, com a presença ou de um advogado ou de uma imobiliária para auxiliar o processo.
  • Empréstimo usando imóveis de garantia: Caso você tenha algum outro imóvel disponível, uma opção é oferecê-lo para um empréstimo como garantia. Possuindo uma garantia física e real para oferecer ao banco em situação de inadimplência, você pode colher como vantagem juros mais baixos.
  • Consórcios de apartamentos e casas: Um dos métodos mais comuns no Brasil quando se trata de aquisições com grandes valores. Aqui, você ou tem a opção de aguardar o sorteio ou realizando a negociação, com a administradora do consórcio, do resgate antecipado do crédito (importante frisar: essa alternativa pode gerar mais juros, multas e taxas posteriores).

 

Conhecendo melhor o que significa o saldo devedor dentro do mundo imobiliário, você terá mais segurança para realizar o negócio sem preocupações!

Precisando de uma empresa especializada no ramo e que esteja pronta para estar ao seu lado na compra, venda ou aluguel de seu imóvel? Entre em contato com a SN Construtora que sabemos perfeitamente como te ajudar!

Todos os direitos reservados

com ♥ por ZOO.Digital